Tem coisa mais gostosa do que retratar o verão? Tantas cores lindas que saltam aos olhos, e não precisa ser apreciador de fotografia para gostar, com um celular na mão se vê imagens surpreendentes por ai.

Agora já pensou em poder imprimir instantaneamente seus cliques do iphone como acontecia nas câmeras Polaroids? Parece que esse sonho pode se tornar realidade.

Tudo começou há duas semanas, quando comprei minha primeira câmera polaroid, uma closeup 636, só demorou algumas horas para eu poder descobrir que um Pac de filme com 8 cliques custa “apenas” r$139, isso é mais do que o valor que paguei na própria câmera.

Quem passa por esse drama, logo descobre também que existe um projeto chamado “Impossible Project.”, que resumidamente é uma parceria entre dois ex funcionários da empresa Polaroid que se juntaram quando a mesma fechou em 2008, e recomeçaram a produção bancando os custos. Em março de 2010 foram lançados os primeiros produtos Impossible e obviamente que em 2013 já existe o danado pac de filme 600 para minha câmera, ainda assim, aqui no Brasil é difícil de adquirir, que pode ser pela ToyCamera, saindo a r$ 90 os 8 cliques. Ou a uma viagem ao exterior pagando 23 dólares pelo mesmo pacotinho.

Finalmente descobri alguns brinquedinhos que podem estar ao nosso alcance, e tem a ver com nossos amados smartphones, que é de fato o que carregamos para um lado e outro, e assim registrando nosso arredor.

Lomography Smartphone Film Scanner e a Instant Lab da Impossible. Pela imagem da para entender exatamente o que cada um faz. O Scan da lomo parece simples, mas antes de compartilhar suas fotos analógicas no instagram, você precisa revelar o filme. E a polaroid feelings da Impossible é a coisa mais sensacional que já vi, por dois motivos: Mesmo a foto sendo feita anteriormente por um iphone, o resultado da foto impressa tem um ar de foto analógica, as cores, texturas. E claro, você poder tocar e apreciar uma autêntica foto instantânea é “ahhhh”. Já quero!

As duas são fáceis de usar, contendo ambas um aplicativo, em alguns segundos e sem muitas complicações você chega ao objetivo. Mas e ai, quanto custa? Já foram lançadas? Sim, o Scan da Lomo foi lançado esse mês e a primeira remessa custou $50  e o Instant Lab da Impossible custando em média $250 (existem ainda uma edição mais em conta por $149, mas só encontra na gringa). Vocês podem achar no http://www.kickstarter.com linkado acima, assim que reabastecerem os estoques.