Quem pensa que as praias são todas iguais está muito enganado. Além de cada uma ter seu próprio clima e astral, alterações advindas da natureza deram origem a pedacinhos de balneário que chamam a atenção pela sua exoticidade. Nós, que adoramos uma praia, procuramos sempre descobrir novos cantinhos menos conhecidos do mapa e claro, não poderíamos deixar de compartilhar algumas dessas descobertas com vocês! Olhem só:

A Papakolea, conhecida como praia da areia verde, ganhou esse nome devido a coloração esverdeada dos cristais de olivina, pedras consideradas preciosas trazidas à superfície por erupções vulcânicas. A praia é bastante isolada. Para chegar ao local, deve-se fazer uma trilha de dois quilômetros a pé ou de 4×4 pela costa. Depois, é preciso descer colina abaixo até chegar à areia. Com uma forte correnteza, turistas precisam ter cuidado para mergulhar ali. Mas vale a pena olhar o visual, né?

Você já imaginou uma praia repleta de cacos de vidro na “areia”? Assim é a Glass Beach, na Califórnia. Ela é formada por um tapete de pedrinhas de vidro que brilham à luz do sol. O vidro é proveniente do lixo doméstico que moradores da região descartavam ali no início do século XX. Em 1967 a praia foi fechada e o governo deu início a programas de limpeza e recuperação ambiental, no entanto, ao longo dos anos, o movimento das águas do mar batendo na areia da praia foi quebrando e lapidando os pedaços de vidros, o que tornou difícil a tarefa de separação dos cacos de vidro das pedrinhas da areia. Atualmente, a Glass Beach é uma área de proteção ambiental aberta a visitação turística e, apesar de ser oficialmente proibido vasculhar a areia, muitos visitantes ainda retiram pedrinhas de vidro lapidado para levar para casa como lembrança. No mínimo interessante, não?

A Red Beach, situada ao sul da ilha grega, surpreender os visitantes pela  pequena baía de águas verdes, “pavimentada” por uma areia grossa e escura e emoldurada por uma falésia cuja cor vermelha serviu para batizar o local. É o destino de muitos turistas que visitam a Grécia e um tipo de paisagem completamente diferente das que estamos acostumados. Apesar de não ter a aparência típica de uma praia, o visual é estonteante.

Gostaram? :)